
Oi,
Sou Érika Mariana
Mãe, psicóloga, educadora perinatal, doula e consultora de pós parto, com mais de 12 anos de experiência no mercado de trabalho.
Sou mãe de Guilherme, de 13 anos que foi a grande experiência da minha vida, me fez mergulhar no mundo da maternidade, tão esperado depois de ter vivido uma perda gestacional - sofri um aborto do meu primeiro bebê, com 6 semanas de gestação. Depois que superei, engravidei novamente e meu bebê arco-íris nasceu: Guilherme, que nasceu de uma cesárea, com 38 semanas (desnecessária, por motivos de bebê transverso), que eu só soube muito tempo depois que não era indicação real, porque ele ainda teria tempo para virar e tomar a posição cefálica. Foi uma experiência complicada, cheia de violência obstétrica, que culminou com uma amamentação bem difícil, que durou pouco tempo, mas que me transformou muito! Se eu tiver que usar uma palavra para definir, é TRANSFORMAÇÃO. Comecei a estudar muito, buscar informação e fiz minha primeira formação como Educadora Perinatal. Foi o nascimento do Espaço de Maternagem!
Quase três anos depois veio Miguel, hoje com 9 anos, que me trouxe confiança e um despertar maior para a importância de me preparar para o parto e para a amamentação. Aprendi que não dava mais para deixar pra pensar na hora H! Tive uma cesárea por conta de hemorragia, depois de quase 2 semanas de pródromos, que são as conhecidas contrações de treinamento, mas a amamentação já me trouxe uma experiência linda que durou 2 anos, que foi exclusiva até 6-7 meses e sempre em livre demanda. Descobri também a criação com apego, cama compartilhada e a importância do sling, que me fez entrar de cabeça no mundo do empreendedorismo, iniciando minha atuação como produtora e consultora de sling e consultora de amamentação.
As crianças foram crescendo e eu segui ajudando e orientando diversas famílias. Segui lidando também com minhas questões do feminino, me conhecendo, desconstruindo padrões e buscando saber ainda mais sobre mim, aprendendo a lidar com meus papéis de ser mulher-mãe-empreendedora num mundo patriarcal e capitalismo. Com esses desafios, estudei muito, trabalhei muito as minhas sombras, meus medos, minha autoconfiança. Fiz diversas formações para me capacitar a trabalhar com mães e bebês, nesse mundo materno que só cresce nosso aprendizado. Hoje sou realizada nesse meu propósito de vida e desejo continuar sendo contribuição para cada mãe e família que chega no Maternagem.




